terça-feira, 13 de outubro de 2009

A ignorância da classe-média e baixa

Você sabia que mais de 90% dos celulares de luxo são vendidos para a classe baixa e média? Comecei a refletir e pesquisar sobre o assunto há quatro anos, quando vi uma faxineira ligando de um Black Saphira (top na época - E inclusive o celular que eu acabara de comprar).

Isso é um reflexo exato do poder psicológico que o capitalismo incute dentro do ser humano, principalmente àquele que não tem dinheiro de sobra. Por mais incrível que possa parecer, o motivo pelo qual a classe média e baixa compra produtos caros e além de sua necessidade, é a exata sensação de “estar mais perto dos ricos” que aquele ítem fornece.

Recentemente, conversando com um amigo, recebi a seguinte mensagem:

“Cara, vou receber 3.000 reais num trabalho ae, vou comprar um Quad-Core (4 núcleos) com 4 GB de memória RAM”.

Este é o pensamento exato da classe média e, muito possivelmente, o seu. O tal cidadão só utiliza computador para postar em blog, jogar, navegar na internet e conversar.
Quando recebemos algum dinheiro, o primeiro pensamento que surge é: “O que eu posso comprar com este valor?” o que pode ser traduzido com: “Como eu posso utilizar este valor para me fazer sentir um pouco mais perto dos ricos?”.

Fazemos isso porque somos todos enganados, somos todos manipulados. E demorou anos para que eu abrisse minha mente a ponto de dizer: “Não, eu não preciso de uma câmera de 1.200 reais, uma de 650 satisfaz muito bem minhas necessidades”.

Acredito que esta seja uma das maiores dificuldades existentes, termos dinheiro na conta. O pensamento imediato é: gastar, comprar, consumir.
Passei 2 anos da minha vida recebendo uma média de 4 a 5 mil por mês, um salário muito acima da média do Brasil. E, mesmo assim, meu dinheiro não rendia, eu era um completo ignorante em relação a finanças. E foi somente quando eu perdi tudo e tive que recomeçar do zero, que passei a estudar.

Acredito que a principal lição que tenha ficado, seja:

Antes de comprar um produto, analise a melhor oferta de acordo com o que você necessita, não com o que a sociedade impõe. Comprar algo que você não precisa é tão estúpido quanto queimar dinheiro.

A principal diferença entre ricos e pobres está exatamente na forma de pensar. Enquanto um pobre pensa em como gastar o dinheiro, o rico pensa: “O que eu posso fazer com este valor de modo que ele me renda ainda mais dinheiro?” - É aí que ele investe em ativos, mas isso é outro assunto muito profundo.



Agora um adendo:


A acumulação de riquezas é provavelmente o veneno mais tóxico da humanidade. Não leve sua vida pensando em ser rico de fortunas, mas sim de sabedoria, pois com ela você poderá alcançar qualquer objetivo sem perder-se no caminho.



Fonte: controleremoto



Um comentário:

Anônimo disse...

adorei essa matéria.realmente todos nós da classe média reagimos dessa maneira..

  © JOÃO FILHO PORTALESP.com by PORTALESP.com 2009

Back to TOP